Escolha do Filhote

O cão é um eterno sinónimo de fidelidade pelo homem. Por isso depois de estar totalmente seguro de que você e todos os integrantes da sua familia queiram integrar um pet ao lar, tem diferentes fatores aos quais se les deve prestar muitissima atenção, como se detalha a continuação

Caracteristicas da raça

O cimarrón uruguaio é um cão muito equilibrado, sagaz e de grande coragem, se acondiciona em quasi qualquer lugar si bem necessita espaço para exercitar-se, é muito versátil já que pode ser um cão de guarda asim como estar com crianças. É de tamanho meio e de boa osadura, forte e agil.

Macho o Fêmea

Em quanto ao sexo, tudo passa por uma questão de gostos, ou seja, as coisas que mais toleramos. Um macho por exemplo de filhote nos orinaría nas portas, as plantas, as paredes, e uma fêmea nos complicaría a partir da sua madureza sexual com a época do cio, sujando a casa com gotinhas de sangue, ou atraindo com seu cheiro a todos os cães do bairro. Estos são pequenos detalhes a ter em conta desde o ponto de vista sexual. em quanto a si o macho é mais guardião, ou a fêmea é mais companheira, coisas que diariamente se acostuma  perguntar, é totalmente indiferente, já que estas características não dependem do sexo si não do cão em particular.

Como se escolhe un filhote dentro da ninhada

Se devem considerar dois pontos importantes, estado sanitario e temperamento. Em quanto a saude se refere, o filhote não deve ter cheiro desagradavel, seus excrementos devem ser de consistencia normal sem sinais de sangue, seus olhos devem brilhar, suas orelhas devem estar limpas. Devemos exigir ao criador os correspondentes certificados de vacinas que correspondam de acordo a edade do filhote, ainda que mais adiante deveremos visitar a nosso Médico Veterinario para reforçar-las.
No que ao temperamento respeita, vamos a observar dentro da ninhada dois tipos de comportamento bem diferenciados, um muito inqueto e de carácter resmungão, e outro com uma atitude de fuga, mais apático. o primeiro seguramente vai a ser um cão hiperquinético e de caráter forte, que si você é una pessoa de caráter mole, quando o cão chegue a adultez  vai ter complicação com o seu maneio. o segundo caso é o cão que mais le aconselho.
Recorde que isso é uma regra muito geral, o carater e o temperamento do seu pet vai  depender da forma que você crie ele, a educação, e o trato que você le brinde e por outro lado, do ponto de vista genético.

Para ter em conta

Vivir com um cão em casa não é um assunto para descuidar-lo. em promedio vai  ter que convivir com ele mais de diez anos. Não aprenda somente a escolher um bom cão, si não tambem a convivir com ele. Convivir significa "conhecer-lo, educar-lo, amar-lo e por sobre todas as coisas respetar-lo".
Seu pet vai necessitar a atenção da familia durante todo o día. Jamais compre um cão para que este se converta em um brinquedo das crianças, eles vão ser amigos delas.

Primer día do cão na casa

Quando o filhote chega na casa, tem que deixar-lo que familiarizar-se com seu novo lar. Dessa maneira, olfatando e investigando a cada uma das pessoas e as coisas, vai  descubrir o entorno em que se desenvolverá de aquí em adiante. Vai demorar entre um y tres dias para adaptar-se. Não permita que faza o que ele queira com a disculpa de que "é pequenininho, já vai  a aprender" ou "deixa hojê, que é o primero dia".
O cão aprende enseguida a diferenciar o que esta permitido do que não esta. Por exemplo quando a familia esta comendo seguramente vai aproximar-se a pedir alimento, não cometa o erro de dár-le, deve acostumar-se a comer unicamente do seu recipiente e nada mais que o alimento que seu Médico Veterinario le tem recomendado. Tampouco deixe ele deitar na cama, isso pode ter futuros problemas de conduta difícies de solucionar.
Desta forma vai fazer entender a seu pet quein é o dono da casa desde o inicio da convivência, de que ele é o "dominado" e o dono o "dominante".
jamais faza excepçoes, não permita por um dia o que esta normalmente proibido, já que o cão não pode interpretar o que significa "somente hojê".

A vida cotidiana

Na casa se deve contar com um conjunto de coisas ou elementos que vão a ser propiedade exclusiva do cão, como um colhar, uma correia, e dois recipientes, um para a agua e outro para o alimento. Os comedeiros devem estar limpos e a agua deve ser renovada convenientemente para mantener-la potavel, Trate de acostumar-lo cada tempo a que você toque o comedeiro quando esta comendo, posivelmente o filhote grunha como resposta a un instinto de "chefe de jauría", de uma bronca nele com firmeza mais sem gritar, deve entender que você.é o "chefe", e ele, um integrante mais da familia. Todas essas regras devem ser continuadas com exatitude por todos os integrantes do lar.
O cão é um animal sociavel e por isso, deve contatar-se com outros seres vivos e explorar um territorio.
Viva em apartamento ou casa não o deixe sempre fechado, seu companheiro necessita um passeio diario, que não deve ser somente para ensujar, si não para aprender a convivir com outros cães do bairro, e a não enlouquecer quando se junta com um gato, passarinho, etc. O ideal deve ser uma hora pela manha e uma hora pela tarde.
Use sempre correia, não deixe ele solto jamais até que ele madure, é unm boa forma de evitar possiveis acidentes, e como consecuencia a dor de toda a familia.